O MERCENARIOS

Introdução

Habilitado ao se terminar o game normal pela primeira vez, The Mercenaries traz uma série de novidades em relação à versão vista em Resident Evil 4, sendo que a maior delas é a possibilidade de se jogar com um parceiro, seja online ou com tela dividida. O extra possui dez personagens jogáveis em oito cenários diferentes, e conta com novos modos e regras para pontuação, além de uma grande quantidade de inimigos diferentes. Este guia leva em conta que você conhece as táticas básicas de jogo e as arenas. Antes de partir para acumular o maior número possível de pontos, dê uma volta pela arena para conhecer o ambiente e as rotas a seguir.

 

Modos

- Single / Duo: Para um ou dois jogadores, com tela dividida ou online, funciona como nas versões anteriores. O objetivo é obter o maior número possível de pontos, efetuando combos e usando os bônus espalhados pelo cenário. No modo Duo, é necessário obter o dobro da pontuação exigida no modo Single.

- No Mercy: Exclusivo da versão PC, este modo triplica a quantidade de inimigos que aparecem ao mesmo tempo. Se por um lado a opção facilita a obtenção de grandes combos e muitos pontos, por outro representa um desafio à parte para os jogadores. As regras de pontuação também são modificadas e, para conseguir ranking SS, é necessário matar não somente os inimigos, mas também as galinhas escondidas nas arenas.

 

Personagens


Chris Redfield (B.S.A.A.)

- Equipamento:
M92F Handgun
Ithaca M37 Shotgun
5x Hand Grenade
1x First Aid Sray

Disponível desde o início, esta versão de Chris é bem balanceada. Descarte a Handgun logo no início dos cenários, bem como sua munição, garantindo que os inimigos deixarão apenas balas de Shotgun quando morrerem. Esta tática é particularmente eficaz no modo “No Mercy”, em que a maior quantidade de inimigos faz com que eles se aglomerem enquanto tentam te atacar.

Chris Redfield (Safari)

- Equipamento:
SIG P226 Handgun
M3 Shotgun
2x Rocket Launcher

A mesma estratégia da versão B.S.A.A. pode ser aplicada a este personagem. Apesar de possuir uma Handgun ligeiramente mais poderosa, o ideal é descartá-la e permanecer com a Shotgun, causando o máximo de dano possível aos inimigos. As Rocket Launcher serão particularmente efetivas em cenários como Missile Area e Prison, que possuem chefes bem fortes.

Chris Redfield (S.T.A.R.S.)

- Equipamento:
Sig 556 Machine Gun
S & W M29 Magnum
Grenade Launcher (com munição explosiva)

Apesar de possuir armas poderosas, esta versão de Chris não é a melhor justamente pela variedade de munição que pode ser encontrada. Corra bastante pelos cenários, evitando que os Majinis se agrupem e te cerquem. Caso isso aconteça, dispare uma granada e fuja para um local seguro. Guarde a Magnum para chefes e inimigos mais fortes.


Sheva Alomar (B.S.A.A.)

- Equipamento:
M92F Handgun
VZ61 Machine Gun
Dragunov SVD Rifle
1x First Aid Spray

Sheva é rápida mas não possui armas muito poderosas para combate direto. Descarte a M92F, pois a metralhadora é perfeitamente capaz de fazer as vezes de Handgun. Contra os chefes, utilize o rifle, mas não perca tempo ajustando o zoom nem tente atingir inimigos de longe. Corra bastante e não deixe que os Majinis te cerquem.

Sheva Alomar (Clubbin’)

- Equipamento:
AK-74 Machine Gun
S75 Rifle
Jail Breaker Shotgun

Assim que iniciar o cenário, descarte o rifle e a munição. A dinâmica do modo Mercenaries não permite pausas para ajuste de zoom, e esta versão de Sheva possui armas mais poderosas para lidar com os chefes. Utilize a metralhadora contra os Majinis e a Jail Breaker para os bosses, emendando os disparos com ataques físicos.

Sheva Alomar (Tribal)

- Equipamento:
Longbow
Grenade Launcher (com munição congelante)
3x Incendiary Grenade
1x Flash Grenade
1x First Aid Spray

O Longbow é uma arma forte e rápida, mas peca na falta do laser indicador de mira. Esta versão de Sheva não é uma boa opção para cenário algum, pois não possui armas eficientes para abrir caminho em meio a aglomerações de Majinis. Caso seja cercado, utilize as Flash Grenades e aproveite para correr. Guarde as granadas ácidas para os chefes de cenário.


Jill Valentine (B.S.A.A.)

- Equipamento:

Px4 Handgun
H & K MP5 Machine Gun
5x Flash Grenade
1x First Aid Spray

Ao contrário dos outros personagens, a Handgun de Jill não deve ser descartada, pois possui alto poder de fogo e é capaz de explodir a cabeça dos Majinis com um ou dois tiros. Utilize a metralhadora apenas nos chefes devido a sua rápida capacidade de disparos, e as granadas de luz quando estiver cercado. Abuse também dos poderosos ataques físicos da ex-policial.

Jill Valentine (Battlesuit)

- Equipamento:
VZ61 Machine Gun
H & K PSG1 Rifle
3x Explosive Grenade
1x Green Herb

Esta versão de Jill compensa sua rapidez e resistência com armas pouco poderosas. Utilize a metralhadora ou o rifle nos inimigos comuns, e guarde as granadas para os inimigos mais fortes, utilizando-as aliadas a ataques físicos. Não permita que os Majinis cerquem a personagem.


Albert Wesker (Midnight)

- Equipamento:
H & K P8 Handgun
S & W M500 Magnum
5x Proximity Mine
5x Hand Grenade

Com este poderoso personagem, duas estratégias seguidas podem ser seguidas. A primeira é descartar a Handgun, utilizando a Magnum como arma primária. Isso, porém, exige boa mira e rapidez no recarregamento via inventário, pois a M500 é muito lerda, tanto entre disparos quando no carregamento. Caso prefira, utilize a Handgun contra os Majinis, atirando sempre na cabeça e completando com um ataque físico. As Proximity Minas são uma boa pedida para se livrar de grandes grupos de inimigos, basta fugir deles e deixar uma no caminho. Apesar de não ser muito rápido, Wesker possui um ataque especial, ativado ao se pressionar o botão R3 (alavanca analógica esquerda). Use com cautela, pois seu uso diminui a energia do vilão.

Albert Wesker (S.T.A.R.S.)

- Equipamento:
Samurai Edge Handgun
Hydra Shotgun
L. Hawk Magnum

Apesar de possuir uma Handgun poderosa e exclusiva deste modo, o ideal é descartá-la, utilizando a Hydra ou a Magnum como arma primária. Caso prefira utilizar a Shotgun contra os chefes, certifique-se de se aproximar deles antes de atirar, para garantir o máximo de dano possível. Esta versão de Wesker também possui o ataque especial ativado ao se pressionar R3 (alavanca analógica esquerda), mas este movimento deve ser utilizado com cautela, pois diminui a energia do personagem.

 

Inimigos

Majinis: Os inimigos comuns do game podem aparecer em diversas formas diferentes, portando armas, escudos ou armaduras defensivas. Também variam no tipo de Plaga, podendo se transformar em Cephalo ou Duvalia. Sempre atacam em grandes quantidades e de todos os lados, tentando surpreender o jogador. As mesmas estratégias do jogo normal se aplicam aqui: utilize granadas e Shotguns para espalhar os grupos e corra sem parar. Para economia de munição, atire nas pernas o na cabeça, completando com um golpe físico.

Lickers: Presentes apenas no cenário Experimental Facility, surgem em bandos e são bem resistentes. Seja com a língua ou com as afiadas garras, possuem ataques capazes de tirar grande quantidade de energia dos personagens. Dê preferência para as armas mais poderosas ou explosivas, capazes de derrubá-los e deixá-los sem reação por alguns instantes. Não se deixe cercar.

Bui Kichwa: Estas pequenas criaturas não devem causar problemas. Isso não significa que elas devem ser menosprezadas, pois um de seus ataques deixa o personagem fora de ação por alguns instantes e vulnerável aos ataques de outros inimigos. Atire com qualquer tipo de arma. Aparecem apenas em The Village.

Kipepeo: Plagas voadoras liberadas após a destruição dos Majinis. Não representam muito desafio, mas podem agarrar os personagens e deixá-los vulneráveis aos ataques de outros inimigos. Tente acertá-las à distância. Caso elas se aproximem, use uma Shotgun para matá-las de forma mais eficiente.

Executioner: Assim como no game normal, o Executioner é o chefe do cenário Public Assembly. Utilizando os mesmos padrões de ataque, este inimigo é capaz de levar os personagens ao estado “Dying” com apenas um ataque, deixando-os a mercê dos inimigos normais. A melhor estratégia é atirar sem parar na cabeça, aproveitando para fugir ou desferir um ataque físico quando ele se ajoelhar.

Giant Majini: Boss do cenário The Village, é um inimigo resistente é rápido, que tem as pernas como seu único ponto fraco. Não deixe que ele se aproxime, e fuja sempre que ele começar a correr em sua direção, esta é a indicação de um de seus ataques mais fortes. Atire sem parar e, caso precise economizar munição, complete com ataques físicos. Costumam aparecer em duplas.

Reaper: Capaz de matar os personagens com apenas um ataque, é o chefe do cenário The Mines. Não são muito rápidos e possuem como pontos fracos as protuberâncias brancas na barriga e nos ombros. Quando atingidos fora destas áreas, liberam uma substância que embaralha a visão do jogador. Mantenha distância e seja preciso ao atirar para matá-lo com facilidade.

Gatling Gun Majini: Boss da arena Missile Area, possui uma metralhadora giratória capaz de tirar grande quantidade de energia dos personagens. De perto, são igualmente destruidores, pois em vez de atirar, atingem o jogador com a arma. Não fique parado por muito tempo na linha de fogo, e mire sempre na cabeça.Para fugir dos disparos, esconda-se e espere que eles parem de atirar para fugir.

Chainsaw Majini: Sempre atacando em duplas, é exatamente o mesmo inimigo encontrado durante o jogo normal. Não oferece grande desafio, mas é capaz de matar os personagens com um único ataque caso tenha a oportunidade. Atire na cabeça ou nas pernas do inimigo, e aproveite a brecha para fugir ou efetuar um ataque físico.

Executioner +: Versão mais poderosa do Executioner comum, é exclusiva deste modo. Possuem um padrão de ataque semelhante aos encontrados no game comum, mas são mais rápidos e fortes, além de ficar menos tempo fora de combate quando atingidos. Apesar de seu ponto fraco ser a Plaga exposta em suas costas, atirar na cabeça do monstro também é uma tática bem efetiva. Aparece apenas no cenário Prison, logo após a morte de um Executioner comum.

 

Bônus e Combos

Assim como em Resident Evil 4, diversos tipos de bônus estão espalhados pelos cenários. Os Time Bonus podem adicionar 30, 60 ou 90 segundos ao tempo disponível para terminar o cenário, e são imprescindíveis para se obter altas pontuações. Já o Combo Bonus dá 1000 pontos a mais para cada inimigo morto em um período de 30 segundos após a obtenção do item. Ainda, uma Galinha estará presente em cada arena (há duas em The Mines), e além de deixar ovos por onde passa, acrescenta 2000 pontos ao ser morta e também é contabilizada no combo total.

 

Tabelas de pontuação

- Inimigos:

Inimigo Pontos
Majini (Cidade) 300
Majini (Tribo) 400
Majini (Soldados) 400
Bui Kichwa 400
Kipepeo 700
Cephalo 800
Licker 800
Duvalia 900
Big Majini 1000
Galinha 2000
Executioner 5000
Giant Majini 5000
Reaper 6000
Chainsaw Majini 7000
Gatling Gun Majini 10000
Executioner + 15000

- Combos:

Combo Inimigos Chefes
2 20 500
3 50 1000
4 100 1500
5 200 2000
6 250 2500
7 300 3000
8 350 3500
9 400 4000
10 ~ 19 500 4500
20 ~ 29 600 5000
30 ~ 39 700 5500
40 ~ 49 850 6000
50 ou mais 1000 7000

- Rankings:

Rank Pontuação (Solo) Pontuação (Duo)
D 0 ~ 9 999 0 ~ 19 999
C 10 000 ~ 19 999 20 000 ~ 39 999
B 20 000 ~ 39 999 40 000 ~ 79 999
A 40 000 ~ 59 999 80 000 ~ 119 999
S 60 000 ~ 89 999 120 000 ~ 149 999
SS 90 000 ou mais * 150 000 ou mais *

* No modo No Mercy, além de obter a pontuação também é necessário matar a(s) galinha(s) espalhadas pela arena.

 

Dicas Gerais

- Ao contrário do game normal, em que acumular munição e atirar sem parar é uma estratégia efetiva, em The Mercenaries a melhor tática é correr bastante, evitando que os inimigos se acumulem em um único local.

- Acostume-se a utilizar o carregamento das armas pelo inventário. Muitas vezes, esse método é mais rápido do que a animação do personagem fazendo isso.

- Quanto mais inimigos você matar, mais eles aparecerão. Por isso, evite pegar os Combo Bonus no início do cenário, garantindo que você conseguirá matar mais monstros durante os 30 segundos.

- Matar as galinhas é essencial apenas para se obter ranking SS no modo “No Mercy”. Apesar de darem 2 mil pontos, os animais são pequenos e rápidos, fazendo com que muitas vezes a perda de tempo e munição para matá-las não compense. Caso encontre-as por acidente, tente atingi-las, mas não perca mais do que alguns segundos tentando.

- Pense antes de agir. Conheça o layout das arenas e o tipo de inimigo enfrentado, escolhendo seu personagem de acordo. As vezes, um personagem ideal em um cenário pode não ser a melhor opção para outro.

- As granadas e shotguns serão suas melhores amigas no modo “No Mercy”. Evite personagens com metralhadoras, rifles e handguns.

 

Cenários


Public Assembly: Cenário pequeno e idêntico ao do game normal, porém com algumas poucas novas áreas abertas. É ótimo para aprender e testar táticas com as armas e especificidades de cada personagem. A quantidade de Majinis ao mesmo tempo na tela aumentará a medida que os inimigos forem sendo mortos. Corra bastante pela arena e faça bom uso das escadas e corredores apertados, que amontoam os inimigos facilitando a obtenção de combos.



The Mines: Arena igual à do game normal, com a diferença de que a área escura, na qual um dos parceiros deveria carregar uma lanterna, agora está iluminada. A pouca dispersão dos itens pelo cenário facilita a obtenção de bonus, e os corredores da caverna, além de serem o melhor lugar para lutar, permitem a utilização de Proximity Mines, que auxiliarão no combate aos Reapers.



Village: A exposição de Plagas, em forma de Kipepeo ou Cephalo, e os Bui Kichwa podem representar um problema neste cenário. Para compensar isso, diversas granadas explosivas são deixadas pelos inimigos ao morrerem ou estão espalhadas pela arena. Não há nenhum ponto seguro aqui, e os Majinis surgirão de todos os lados. Abuse das explosões e das Shotguns, e dê prioridade aos Giant Majinis durante o combate.



Ancient Ruins: Mapa confuso e com caminhos labirínticos, possui diversos pontos de surgimento de inimigos, fazendo com que Majinis apareçam de todos os lados tentando te atacar. Corra bastante e tente decorar a localização de bônus de tempo, pensando em uma estratégia para otimizar a obtenção deles, caso contrário, você poderá se ver com o tempo esgotado muito rapidamente.



Experimental Facility: Os Lickers representam o principal desafio deste cenário, principalmente no modo No Mercy. Os monstros, porém, podem ser mortos com facilidade nas armadilhas espalhadas pela arena, ou quando se aglomeram no pé de uma escada, tentando subir para capturar o personagem. Faça bom uso das granadas explosivas, e fique atento para os Majinis portando bazucas.



Missile Area: A estratégia na obtenção de Time Bonus será sua principal aliada neste vasto cenário, cheio de níveis e elementos que atrapalham sua movimentação. Isso também pode acarretar em um personagem cercado de inimigos por todos os lados, ou andando sem rumo e encontrando apenas alguns poucos Majinis para matar. O ideal é parar ocasionalmente em determinados pontos da arena, deixando que uma grande quantidade de inimigos se aproxime para então seguir em frente. Use os inimigos portando dinamites e coquetéis motolotov em seu favor, e fique atento aos disparos dos Gatling Gun Majinis.



Ship Deck: Este cenário apresenta diversos pontos altos, ideais para administração de inventário. As Rocket Launchers espalhadas pelo local são uma ótima opção contra os Chainsaw Majinis que estiverem em modo berserk, mais resistentes e atacando sem parar. Não se esqueça de coletar as Flash Grenades, pois há uma grande probabilidade de Majinis se transformarem em Cephalos ao receberem disparos na cabeça.



Prison: A dica de estudar a arena antes de partir para obter altas pontuações é especialmente eficaz neste labiríntico cenário, lotado de passagens e corredores. Não se mantenha em um único lugar, e tome cuidado com o Executioner +. Devido à resistência do boss, não concentre todo seu fogo nele, atirando também contra os Majinis para não perder seus combos.